Avançar para o conteúdo principal

Formação Pedagógica Inicial de Formadores

Formação Pedagógica Inicial de Formadores_B-Learning


Horas de Formação: 90 horas
Valor da formação: 165€+IVA* (*Oferta do valor do iva para candidatos individuais)
Data de início previsto: 15 de Fevereiro de 2018
Horário: Pós Laboral, das 19h às 23h, em média 2 dias por semana
Duração: 2 a 3 meses

1.        Objetivo Geral
A formação pedagógica de formadores/as visa promover a aquisição, atualização e o aperfeiçoamento de competências, transferíveis para a sua prática. Estas competências situam-se ao nível da animação da formação e, também, no sentido alargado da sua função:
- na conceção e elaboração de programas de formação e de materiais pedagógicos;
- na gestão e coordenação de formação;
- no campo da investigação e da experimentação de novas abordagens e metodologias aplicadas a públicos e contextos diversificados, em várias modalidades de formação.

2.        Objetivos Específicos
O programa foi concebido com vista a contribuir para que, no final da formação, os futuros formadores, sejam capazes de:
ü  Avaliar o perfil do formador face ao contexto geral da Formação Profissional;
ü  Preparar, dinamizar e avaliar unidades de formação;
ü  Refletir sobre os sistemas de formação.

3.        Destinatários
Empregados, Desempregados e Candidatos a 1º Emprego, preferencialmente com habilitações de nível superior; Permitido acesso a candidatos com habilitação inferior ao ensino superior, no mínimo ao nível do 9º ano, desde que tenham experiência profissional comprovada de pelo menos 5 anos na área técnica em que pretendam vir a ministrar formação.

4.        Conteúdo programático
Nome do Módulo
Horas
Presenciais
Horas
À distância
Horas
Totais
M1 formador: sistema, contextos e perfil
1. Formador: contextos de intervenção
2. Aprendizagem, criatividade e empreendedorismo
4
6
10
M2 simulação pedagógica inicial
1. Preparação e concretização das simulações
2. Análise e projeto de melhoria
10
0
10*
M3 comunicação e dinamização de grupos em formação
1. Comunicação e comportamento relacional
2. Diversidade no contexto de formação
4
6
10
M4 metodologias e estratégias pedagógicas
1. Métodos e técnicas pedagógicas
2. Pedagogia e aprendizagem inclusiva e diferenciada
8
2
10
M5 operacionalização da formação: do plano à ação
1. Competências e objetivos operacionais
2. Desenho do processo de formação-aprendizagem
2
8
10
M6 recursos didáticos e multimédia
1. Exploração de recursos didáticos
2. Construção de apresentações multimédia
6
4
10
M7 plataformas colaborativas e de aprendizagem
1. Plataformas: finalidades e funcionalidades
2. Comunidades virtuais de aprendizagem
2
8
10
M8 avaliação da formação e das aprendizagens
1. Avaliação quantitativa e qualitativa
2. Avaliação: da formação ao contexto de trabalho
2
8
10
M9 simulação pedagógica final

1. Preparação e concretização das simulações
2. Análise e prospetiva técnico-pedagógica
10
0
10*
 (*) carga horária definida para um grupo de 12 formandos.

5.        Modalidade e Forma de Organização da Formação
Formação inicial, mista (presencial e á distância)

6.        Carga Horária
90 Horas (48 presenciais e 42 à distância)

7.        Metodologias de Formação
Formação teórica, com componentes de prática simulada, com recurso à maior diversidade de métodos de formação – expositivo, ativo, interrogativo, role play, entre outros.

8.        Critérios e Metodologias de Avaliação
A avaliação, como processo sistemático, contínuo e integral deverá ocorrer em três momentos:
 - Avaliação inicial (no início da formação): Avaliação diagnóstica com vista à identificação do perfil de entrada dos formandos, permitindo identificar quais os conhecimentos e competências que os formandos possuem antes da formação;
- Avaliação contínua (ao longo/durante a formação): Avaliação formativa e sumativa (processo /desenvolvimento da formação), que permite melhorar o ensino e a aprendizagem, podendo ser definido como um processo sistemático e contínuo para determinar em que medida os objetivos pedagógicos foram alcançados pelo formando, permitindo a correção do processo de ensino-aprendizagem nos seus vários aspetos.
- Avaliação final (no final da formação): Avaliação sumativa (perfil de saída), que permite medir os resultados e a aprendizagem realizada, constituindo a finalidade clássica da avaliação e assume uma relevância tanto maior, quando é certo ser ela a responsável pela tomada de decisões a vários níveis, decisões essas que influenciam, por vezes, a vida dos formandos e das organizações.

9.        Recursos Pedagógicos / Materiais, espaço e equipamento
Sala de formação teórica equipada com videoprojector, retroprojetor, quadro de escrita, marcadores e apagador, mobiliário para formador e formandos, computadores portáteis para os módulos que necessitam este recurso, câmara de filmar para as sessões de simulação pedagógica (inicial e final), outros, considerados necessários pelos formadores, mediante requisição prévia e avaliação de pertinência e viabilidade pela coordenação.





Comentários

Mensagens populares deste blogue

1.125€* | CURSO BARBEIRO | LEIRIA

BARBEIRO *Pergunte-nos como ter   desconto  adicional de 118€! Link para inscrição:  http://tecnitalentos.pt/pt/formacao-2/barbeiro-333/ Horas de Formação: 225 horas Valor do Curso: 1.125€* Duração prevista: 3 meses (4 dias por semana Laboral) 6 meses (4 dias por semana Pós Laboral) Mensalidades: 3 x 375€ (horário laboral) 6 x 187,50€ (horário pós laboral) Data de início prevista:  05/10/2015 OBJETIVOS: Dotar profissionais de conhecimentos teóricos e práticos na área de Barbeiro. CONTEÚDOS Cuidados específicos do cabelo de homem Cuidados e estética do cabelo de homem – lavagem Cuidados e estética do cabelo de homem - descoloração/coloração Cuidados e estética do cabelo de homem - forma Cuidados e estética do cabelo de homem - corte Barba e bigode DESTINATÁRIOS: Público em geral interessado em iniciar a profissão, profissionais da área à procura de certificação, todos os interessados em seguir futuramente

1.125€* | CURSO BARBEIRO | ÉVORA

Link para inscrição:  http://tecnitalentos.pt/pt/formacao-2/barbeiro-evora-333/ Horas de Formação:  225 horas Valor do Curso:  1.125€* Duração prevista:  3 meses (4 dias por semana Laboral) 6 meses (4 dias por semana Pós Laboral) Mensalidades:  3 x 375€ (horário laboral) 6 x 187,50€ (horário pós laboral) OBJETIVOS: Dotar profissionais de conhecimentos teóricos e práticos na área de Barbeiro. CONTEÚDOS Cuidados específicos do cabelo de homem Cuidados e estética do cabelo de homem – lavagem Cuidados e estética do cabelo de homem - descoloração/coloração Cuidados e estética do cabelo de homem - forma Cuidados e estética do cabelo de homem - corte Barba e bigode DESTINATÁRIOS: Público em geral interessado em iniciar a profissão, profissionais da área à procura de certificação, todos os interessados em seguir futuramente o percurso completo de cabeleireiro/a unissexo. SAÍDAS PROFISSIONAIS: Barbeiro/a.

5.625€* | CURSO DE CABELEIREIRO UNISSEXO | CALDAS DA RAINHA

09 DE NOVEMBRO OFERTA DE 2 MÓDULOS  Se trouxer uma amiga tem um desconto adicional de 10%. TENHA UM DESCONTO AINDA MAIOR COM OS CHEQUES FORMAÇÃO INSCRIÇÃO HORAS:1275 horas VALOR: 6.125€ - 500€ (oferta de 2 módulos) = 5.625€ VALOR DO KIT: 300€ Duração prevista: 12 meses (4 dias por semana Laboral) 9:30h às 18h 20 meses (4 dias por semana Pós Laboral) 19h às 23h Grau de escolaridade necessário: 9º ano OBJETIVOS: Dotar profissionais de conhecimentos teóricos e práticos na área de Cabeleireiro de Unissexo. Nomeadamente nas áreas específicas de lavagem, secagem, coloração, descoloração, corte, ondulações, desfrisagem, penteados, extensões, tratamentos capilares, atendimento, colorimetria, diagnóstico etc CONTEÚDOS Organização do trabalho, higiene e segurança Cabelo e couro cabeludo - exame /diagnóstico Cosmética de cabelo e instalação ergonómica do cliente Cuidados do cabelo - lavagem do cabelo Cuidados do cabelo - secagem do cabelo Cuidados do cabelo - ond