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Formação Pedagógica Inicial de Formadores

Formação Pedagógica Inicial de Formadores_B-Learning


Horas de Formação: 90 horas
Valor da formação: 165€+IVA* (*Oferta do valor do iva para candidatos individuais)
Data de início previsto: 15 de Fevereiro de 2018
Horário: Pós Laboral, das 19h às 23h, em média 2 dias por semana
Duração: 2 a 3 meses

1.        Objetivo Geral
A formação pedagógica de formadores/as visa promover a aquisição, atualização e o aperfeiçoamento de competências, transferíveis para a sua prática. Estas competências situam-se ao nível da animação da formação e, também, no sentido alargado da sua função:
- na conceção e elaboração de programas de formação e de materiais pedagógicos;
- na gestão e coordenação de formação;
- no campo da investigação e da experimentação de novas abordagens e metodologias aplicadas a públicos e contextos diversificados, em várias modalidades de formação.

2.        Objetivos Específicos
O programa foi concebido com vista a contribuir para que, no final da formação, os futuros formadores, sejam capazes de:
ü  Avaliar o perfil do formador face ao contexto geral da Formação Profissional;
ü  Preparar, dinamizar e avaliar unidades de formação;
ü  Refletir sobre os sistemas de formação.

3.        Destinatários
Empregados, Desempregados e Candidatos a 1º Emprego, preferencialmente com habilitações de nível superior; Permitido acesso a candidatos com habilitação inferior ao ensino superior, no mínimo ao nível do 9º ano, desde que tenham experiência profissional comprovada de pelo menos 5 anos na área técnica em que pretendam vir a ministrar formação.

4.        Conteúdo programático
Nome do Módulo
Horas
Presenciais
Horas
À distância
Horas
Totais
M1 formador: sistema, contextos e perfil
1. Formador: contextos de intervenção
2. Aprendizagem, criatividade e empreendedorismo
4
6
10
M2 simulação pedagógica inicial
1. Preparação e concretização das simulações
2. Análise e projeto de melhoria
10
0
10*
M3 comunicação e dinamização de grupos em formação
1. Comunicação e comportamento relacional
2. Diversidade no contexto de formação
4
6
10
M4 metodologias e estratégias pedagógicas
1. Métodos e técnicas pedagógicas
2. Pedagogia e aprendizagem inclusiva e diferenciada
8
2
10
M5 operacionalização da formação: do plano à ação
1. Competências e objetivos operacionais
2. Desenho do processo de formação-aprendizagem
2
8
10
M6 recursos didáticos e multimédia
1. Exploração de recursos didáticos
2. Construção de apresentações multimédia
6
4
10
M7 plataformas colaborativas e de aprendizagem
1. Plataformas: finalidades e funcionalidades
2. Comunidades virtuais de aprendizagem
2
8
10
M8 avaliação da formação e das aprendizagens
1. Avaliação quantitativa e qualitativa
2. Avaliação: da formação ao contexto de trabalho
2
8
10
M9 simulação pedagógica final

1. Preparação e concretização das simulações
2. Análise e prospetiva técnico-pedagógica
10
0
10*
 (*) carga horária definida para um grupo de 12 formandos.

5.        Modalidade e Forma de Organização da Formação
Formação inicial, mista (presencial e á distância)

6.        Carga Horária
90 Horas (48 presenciais e 42 à distância)

7.        Metodologias de Formação
Formação teórica, com componentes de prática simulada, com recurso à maior diversidade de métodos de formação – expositivo, ativo, interrogativo, role play, entre outros.

8.        Critérios e Metodologias de Avaliação
A avaliação, como processo sistemático, contínuo e integral deverá ocorrer em três momentos:
 - Avaliação inicial (no início da formação): Avaliação diagnóstica com vista à identificação do perfil de entrada dos formandos, permitindo identificar quais os conhecimentos e competências que os formandos possuem antes da formação;
- Avaliação contínua (ao longo/durante a formação): Avaliação formativa e sumativa (processo /desenvolvimento da formação), que permite melhorar o ensino e a aprendizagem, podendo ser definido como um processo sistemático e contínuo para determinar em que medida os objetivos pedagógicos foram alcançados pelo formando, permitindo a correção do processo de ensino-aprendizagem nos seus vários aspetos.
- Avaliação final (no final da formação): Avaliação sumativa (perfil de saída), que permite medir os resultados e a aprendizagem realizada, constituindo a finalidade clássica da avaliação e assume uma relevância tanto maior, quando é certo ser ela a responsável pela tomada de decisões a vários níveis, decisões essas que influenciam, por vezes, a vida dos formandos e das organizações.

9.        Recursos Pedagógicos / Materiais, espaço e equipamento
Sala de formação teórica equipada com videoprojector, retroprojetor, quadro de escrita, marcadores e apagador, mobiliário para formador e formandos, computadores portáteis para os módulos que necessitam este recurso, câmara de filmar para as sessões de simulação pedagógica (inicial e final), outros, considerados necessários pelos formadores, mediante requisição prévia e avaliação de pertinência e viabilidade pela coordenação.





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