Formação
Pedagógica Inicial de Formadores_B-Learning
Horas
de Formação: 90 horas
Valor
da formação: 165€+IVA* (*Oferta
do valor do iva para candidatos individuais)
Data
de início previsto: 15 de Fevereiro de 2018
Horário: Pós Laboral, das
19h às 23h, em média 2 dias por semana
Duração: 2 a 3 meses
1.
Objetivo
Geral
A formação pedagógica de formadores/as
visa promover a aquisição, atualização e o aperfeiçoamento de competências,
transferíveis para a sua prática. Estas competências situam-se ao nível da
animação da formação e, também, no sentido alargado da sua função:
- na conceção e elaboração de programas de
formação e de materiais pedagógicos;
- na gestão e coordenação de formação;
- no campo da investigação e da
experimentação de novas abordagens e metodologias aplicadas a públicos e
contextos diversificados, em várias modalidades de formação.
2.
Objetivos
Específicos
O programa foi concebido com vista a
contribuir para que, no final da formação, os futuros formadores, sejam capazes
de:
ü Avaliar o perfil do formador face ao contexto geral da
Formação Profissional;
ü Preparar, dinamizar e avaliar unidades de formação;
ü Refletir sobre os sistemas de formação.
3.
Destinatários
Empregados, Desempregados e Candidatos a
1º Emprego, preferencialmente com habilitações de nível superior; Permitido
acesso a candidatos com habilitação inferior ao ensino superior, no mínimo ao
nível do 9º ano, desde que tenham experiência profissional comprovada de pelo
menos 5 anos na área técnica em que pretendam vir a ministrar formação.
4.
Conteúdo
programático
Nome do Módulo
|
Horas
Presenciais
|
Horas
À distância
|
Horas
Totais
|
|
M1 formador:
sistema, contextos e perfil
|
1. Formador: contextos de
intervenção
2.
Aprendizagem, criatividade e empreendedorismo
|
4
|
6
|
10
|
M2 simulação
pedagógica inicial
|
1. Preparação e
concretização das simulações
2. Análise
e projeto de melhoria
|
10
|
0
|
10*
|
M3 comunicação e
dinamização de grupos em formação
|
1. Comunicação e
comportamento relacional
2. Diversidade no
contexto de formação
|
4
|
6
|
10
|
M4 metodologias e
estratégias pedagógicas
|
1. Métodos e técnicas
pedagógicas
2. Pedagogia e
aprendizagem inclusiva e diferenciada
|
8
|
2
|
10
|
M5
operacionalização da formação: do plano à ação
|
1. Competências e
objetivos operacionais
2. Desenho do processo de
formação-aprendizagem
|
2
|
8
|
10
|
M6 recursos
didáticos e multimédia
|
1. Exploração de recursos
didáticos
2. Construção de
apresentações multimédia
|
6
|
4
|
10
|
M7 plataformas
colaborativas e de aprendizagem
|
1. Plataformas:
finalidades e funcionalidades
2. Comunidades virtuais
de aprendizagem
|
2
|
8
|
10
|
M8 avaliação da formação e das aprendizagens
|
1. Avaliação quantitativa
e qualitativa
2. Avaliação: da formação
ao contexto de trabalho
|
2
|
8
|
10
|
M9 simulação pedagógica final
|
1. Preparação e
concretização das simulações
2. Análise e prospetiva
técnico-pedagógica
|
10
|
0
|
10*
|
(*) carga horária definida para um grupo de 12
formandos.
5.
Modalidade
e Forma de Organização da Formação
Formação inicial, mista (presencial e á distância)
6.
Carga
Horária
90 Horas (48
presenciais e 42 à distância)
7.
Metodologias
de Formação
Formação teórica, com componentes de
prática simulada, com recurso à maior diversidade de métodos de formação –
expositivo, ativo, interrogativo, role play, entre outros.
8.
Critérios
e Metodologias de Avaliação
A avaliação, como processo sistemático,
contínuo e integral deverá ocorrer em três momentos:
-
Avaliação inicial (no início da formação): Avaliação diagnóstica com vista à
identificação do perfil de entrada dos formandos, permitindo identificar quais
os conhecimentos e competências que os formandos possuem antes da formação;
- Avaliação contínua (ao longo/durante a
formação): Avaliação formativa e sumativa (processo /desenvolvimento da
formação), que permite melhorar o ensino e a aprendizagem, podendo ser definido
como um processo sistemático e contínuo para determinar em que medida os
objetivos pedagógicos foram alcançados pelo formando, permitindo a correção do
processo de ensino-aprendizagem nos seus vários aspetos.
- Avaliação final (no final da formação):
Avaliação sumativa (perfil de saída), que permite medir os resultados e a
aprendizagem realizada, constituindo a finalidade clássica da avaliação e
assume uma relevância tanto maior, quando é certo ser ela a responsável pela
tomada de decisões a vários níveis, decisões essas que influenciam, por vezes,
a vida dos formandos e das organizações.
9.
Recursos
Pedagógicos / Materiais, espaço e equipamento
Sala de formação teórica equipada com
videoprojector, retroprojetor, quadro de escrita, marcadores e apagador,
mobiliário para formador e formandos, computadores portáteis para os módulos
que necessitam este recurso, câmara de filmar para as sessões de simulação
pedagógica (inicial e final), outros, considerados necessários pelos
formadores, mediante requisição prévia e avaliação de pertinência e viabilidade
pela coordenação.
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